Prefeitura Municipal de Salvador

Conceito Boca de Brasa

 

Relançado em 2013, o Boca de Brasa - projeto que visa incentivar a cultura na periferia de Salvador, resgatando a cidadania por meio do fortalecimento das diversas manifestações artísticas - já realizou, até o momento, 20 edições, onde atingiu um público de 40 mil pessoas.  

A ação recebeu novo formato, com a realização de oficinas culturais gratuitas em diferentes áreas artísticas e de formação de gestores. Em seguida, uma mostra pública aberta à comunidade reúne o resultado das aulas e apresentações de artistas locais.

Mais de 30 grupos apresentados, somando um total de 261 artistas, para um público de duas mil pessoas por edição, que tiveram a oportunidade de mostrar a riqueza cultural presente em todos os cantos da cidade. 

Histórico: Criado em 1986 pela FGM, quando era liderada por Roberto Dias, o projeto Boca de Brasa contava com uma estrutura composta por quatro carretas-palanques, projetadas pela arquiteta  paranaense Consuelo Cornelsen, e uma equipe de profissionais de diferentes áreas artísticas que iam até os bairros periféricos. Interagindo com as lideranças, associações e grupos locais, a ação consistia em realizar diversas apresentações artístico-culturais em várias regiões da cidade. Em 2003, o projeto foi suspenso, após a realização de mais de 600 apresentações. 

Coordenado por Bertrand Duarte e Walter Seixas Jr., na gestão do então prefeito Mário Kertész, o projeto Boca de Brasa foi inaugurado no dia 10 de outubro de 1986, em um evento realizado na Praça Municipal. O espetáculo reuniu as quatro carretas-palanques, em que foram realizados shows de Zelito Miranda, Lazzo, Lui Muritiba, Beto Marques, Tom Tavares, a banda Studio 5, Feo do Acordeon e o grupo Amigos do Nordeste. 

Reconhecendo a importância da iniciativa e sua contribuição para o desenvolvimento do campo cultural de Salvador, a FGM relançou o projeto, no dia 25 de setembro de 2013, em cerimônia realizada na Praça Municipal, com a presença de autoridades municipais e artistas, tendo o cantor Saulo como padrinho da ação. 

Com novo formato, o Boca de Brasa acontece em diversos bairros de Salvador, através da realização de oficinas culturais gratuitas em diferentes áreas artísticas e de formação de gestores. Em seguida, uma mostra pública aberta à comunidade reúne o resultado das aulas e apresentações de artistas locais. São ministradas oficinas nas área de música, teatro, literatura, dança, audiovisual, gestão de grupos e elaboração de projetos. 

 

No ano de relançamento, foram realizadas três edições nos bairros de Plataforma (outubro), Cajazeiras (novembro) e Boca do Rio (dezembro). Em 2014 o projeto foi ampliado, alcançando sete bairros de Salvador, que foram Nordeste de Amaralina (junho), Engenho Velho de Brotas (julho), Pernambués (julho/agosto), Uruguai (agosto), Itapuã (setembro), Pau da Lima (setembro) e Paripe (outubro).  

 

Em 2015 o Boca de Brasa aumentou a carga horária das oficinas, que passaram de quatro para seis dias e vai chegar a mais dez bairros da cidade. Já foram realizadas as edições da Ribeira (22/1 a 5/2), Liberdade (2 a 15/3), Lobato (16 a 29/3), Sussuarana (15 a 26/4) e Tancredo Neves/Beiru (15 a 31/5). Neste mês (jul/2015), acontece a edição do Bairro da Paz (31/5 a 12/7) e Calabar (14 a 25/7).

 

Muitos artistas de grande representatividade também já se apresentaram nas comunidades de Salvador, através da Mostra Final, evento que encerra as atividades de cada edição. Além de Saulo Fernandes, já se apresentaram artistas, como Lazzo Matumbi, Márcia Freire, Adão Negro, Margareth Menezes, Jackson Costa, Psit Mota, Zeca de Abreu, entre outros.