Prefeitura Municipal de Salvador

Retirada de bustos

FGM retira bustos da Piedade após furto e depredação

jesusdedeusremovidopeladesalA Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) retirou, na tarde desta quarta-feira (18) (18/05), dois dos três bustos dos heróis da Revolução dos Alfaiates que ainda restavam na Praça da Piedade, no Centro Histórico de Salvador. Os monumentos voltarão à praça depois da instalação de pedestais mais resistentes, que dificultem a ação dos vândalos.

 

De acordo com o gerente de Sítios Históricos da FGM, Marco Antônio da Rocha, a iniciativa foi uma medida de prevenção, em decorrência do furto de um dos quatro bustos, ocorrido no último mês de abril, quando também foi arrancado um dos portões que compõem o gradil da praça, desenvolvido pelo artista Carybé.

 

“Logo após o furto, retiramos o busto do soldado Lucas Dantas, que se encontrava em estado de vulnerabilidade e com o pedestal depredado. Ontem, retiramos os bustos do soldado Luiz Gonzaga e do mestre João de Deus, para evitar o pior”, explica. 

 

Ainda de acordo com Marco Antônio, como medida definitiva, serão construídos pela Desal, quatro novos pedestais com material mais resistente, além de um novo busto do alfaiate Manoel Faustino, que deve ser recolocado na Praça com maior segurança. Já para a recolocação de parte do gradil, a FGM está levantando os custos da obra.