Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 promove Palco Aberto com exibição de filme e espetáculo circense

Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 promove Palco Aberto com exibição de filme e espetáculo circense

Próximo domingo (15), às 15h, a Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), dá início ao Palco Aberto, em parceria com o projeto Cinema na Praça, da Gerência de Promoção Cultural da FGM, exibindo o filme Jonas e o circo sem lona no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360, em seguida, apresentação do espetáculo circense O Circo de Um Homem Só, edição especial da ação Sacola Literária, Gerência de Biblioteca e Promoção do Livro e Leitura da Fundação.

Palco Aberto integra a programação do Espaço, como uma maneira de levar entretenimento e cultura gratuitamente à comunidade do Subúrbio, além das oficinas e palestras. “A essência do Palco Aberto, como o próprio nome diz é abrir o palco para apresentações de artistas, grupos e instituições culturais do entorno do Boca de Brasa, do região do Subúrbio.”, destaca Chicco Assis, Gerente de Equipamentos Culturais da FGM.

Sobre as atrações

Jonas e o circo sem lona - longa da diretora baiana Paula Gomes, que teve o apoio da Fundação Gregório de Mattos na sua fase de pós-produção, através do Edital Arte em Toda Parte, foi rodado ao longo de dois anos na Região Metropolitana de Salvador. O projeto nasceu após uma pesquisa iniciada pela cineasta em 2006. O roteiro discute a educação no Brasil através do dilema de Jonas, um menino de 13 anos que tem a árdua missão de administrar o circo que ele mesmo fundou no quintal de sua casa. O garoto, neto de artistas circenses, tenta manter a tradição da família com o seu circo improvisado na periferia de Salvador.

O documentário percorreu mais de 30 festivais e levou prêmios no México, nos Estados Unidos, na Espanha e na França. Aqui no Brasil, Jonas e o Circo Sem Lona ganhou os prêmios de Melhor Longa pelo Júri Especial no Festival Panorama de Cinema 2016, Destaque do Cine Esquema Novo 2016 e Menção Honrosa do Júri do Cachoeira Doc 2016. Além disso, também recebeu o Prêmio TFI LatinAmerica Media ArtsFund, concedido pelo TribecaFilmInstitute (EUA) e o apoio do Bertha Foundation (Inglaterra) para a produção.

O Circo de Um Homem Só é um espetáculo circense, de rua, composto de reprises autorais, executado pelo palhaço Tiziu que decide realizar sozinho um espetáculo de circo completo. Ele mesmo arma o circo e faz o papel de apresentador, mágico, malabarista, bandinha e muito mais. É a peculiaridade na execução dos números e o carisma do palhaço, na relação com a platéia, que dá o tom cômico, poético e cativante do espetáculo. Trazendo para o público de hoje a nostalgia e lirismo dos pequenos circos itinerantes.

LINKS NA INTERNET

FICHA TÉCNICA

Espetáculo:

O Circo de Um Homem Só

Criação e Atuação:

João Lima (Palhaço Tiziu)

Duração:

Categoria:

Teatro de Rua

Duração:

Classificação:

Livre

Público alvo:

Adultos e crianças

Contato João Lima:

71 91310427 / 33280212 | www.viapalco.com.br

Sobre Sacola Literária

O projeto integra o programa de arte-educação Caminhos da Leitura, desenvolvido pela FGM com ações de incentivo e promoção a leitura. A proposta é criar uma nova forma de incentivar a leitura, através de uma sacola que leva em seus bolsões os livros para diversos cantos da cidade como uma estante itinerante visitando creches, praças e parques. A dinâmica conta com um mediador que, ao chegar no local, abrirá a sacola com exemplares do tema da edição, e fará performances ressaltando as histórias sobre o assunto escolhido como tema.

Sobre Cinema na Praça

Ação que combina entretenimento, lazer e cultura gratuitamente, em praças, parques e espaços culturais, com exibição de filmes nacionais, transformando o espaço público em uma sala de cinema.Ação que transforma o espaço público em uma sala de cinema, com exibição de filmes nacionais, numa combinação de entretenimento, lazer e cultura gratuitamente, em praças, parques e espaços culturais.

SERVIÇO

O que: Palco Aberto com exibição do filme Jonas e o Circo sem lona e apresentação do espetáculo circense O Circo de Um Homem Só

Quando: 15/04, às 15h

Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360