Confira a programação geral do Fábrica de Musicais

Fábrica de Musicais abriu as portas e está começando e vem muita coisa boa por aí!

A proposta do Coletivo 4, vencedor do edital Fábrica de Musicais, da FGM, trouxe o diretor João Falcão para abrilhantar ainda mais esse projeto! Toda equipe do Coletivo4, João Falcão e a família FGM, incluindo toda galera do TGM são os "operários" dessa Fábrica que vai ousar mostrar que Salvador, cidade das músicas, dos ritmos, das letras, das artes, do teatro, da dança, do swing, da alegria e do carnaval consegue unir tudo isso num palco e apresentar uma Salvador CarnaShakespereana.

"Sonho de uma noite de verão", de Adriana Falcão, vai virar um musical na casa de Tio Greg Teatro Gregório de Mattos, Não é demais!

Nessa primeira etapa, batizada pelo grupo de "Abrindo Caminhos", com as Oficinas "Jogos de Criar", conduzidas pelo próprio João Falcão, de 24 a 27/10.

Em seguida, na segunda etapa, vem o Botando o Bloco na Rua", desenvolvendo atividades formativas, aproximando ainda mais o diretor João Falcão dos artistas e técnicos da Bahia, onde será feita a seleção de 25 profissionais para trabalhar na montagem, desempenhando as mais diversas funções (atores, músicos, assistentes de produção, cenografia, figurino, iluminação, microfonista, operadores, aderecistas, costureiras, assistente de direção musical e de coreografia). Aqui, vão acontecer as Mesas Redondas e os Laboratórios Interativos. (As datas estão logo abaixo, no cronograma geral e iremos divulgar aqui ou na página do próprio Coletivo4 ).

O "Colocando a mão na massa", terceira etapa do projeto, representa um novo passo a ser dado! Após as Oficinas, a estética do espetáculo começa a ser visitada e explorada. Os convidados irão trabalhar os universos criados por Shakespeare através das orientações do próprio João Falcão. Ao término desta etapa, que vai atingir diretamente 330 profissionais das artes de Salvador serão escolhidos 25 nomes que vão integrar a ficha técnica do espetáculo.

"Seja o que Deus quiser", acontece, quarta e última fase do projeto, de janeiro e fevereiro, já com os ensaios definitivos em vista do início da temporada em março, ficando em cartaz até o mês de abril, no TGM.

Fique ligado, porque, como já falamos antes, vem muita coisa bboooaaaa, por aí!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

MESAS REDONDAS

• 30/10 – 14h às 17 horas – Abrindo os Caminhos; Shakespeare, Teatro, Música e Bahia uma conversa com Adriana Falcão (roteirista e escritora do livro que vai ser adaptado para montagem), Márcio Meirelles (pesquisador e encenador de peças de Shakespeare) e João Sanches (professor da Escola de Teatro da UFBa e pesquisador do teatro feito na Bahia).
Capacidade pra 200 pessoas.
As senhas serão distribuídas a partir de 16h do dia 30/10.

• 01/11 – 14h às 17 horas - A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias (chefe de palco de produções musicais brasileiras e internacionais), Antônio Marcos (chefe de palco e iluminador de espetáculos teatrais tendo sido responsável por muitas montagens do Teatro Castro Alves) e Sílvio Barruada (chefe dos maquinistas do Teatro Castro Alves com larga experiências na criação e adaptação de cenários).
Capacidade pra 200 pessoas.
As senhas serão distribuídas a partir de 13h do dia 01/11.

• 17/11 – 14h às 17 horas - Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini (coreógrafa, diretora e produtora de musicais, tendo sido responsável pelas montagens de O Rei Leão e Chicago ao redor do mundo) e Clayton Marques (produtor e diretor assistente de João Falcão, que vai expor um pouco do trabalho específico desenvolvido por este artista pernambucano).
Capacidade pra 200 pessoas.
As senhas serão distribuídas a partir de 13h do dia 17/11.

LABORATÓRIOS INTERATIVOS

São três Laboratórios Interativos com a finalidade de aproximar os participantes do universo que está sendo debatido, pois os convidados estimulam exercícios coletivos e individuais. As atividades tem duração de 3 horas e capacidade para 200 pessoas. As senhas serão distribuídas uma hora antes do início das atividades.

• 01/11 – 18h às 21 horas A Cena dos Bastidores, com Lucas Farias, Antônio Marcos e Sílvio Barruada, que depois da mesa redonda promove a atividade prática com o objetivo de aproximar as pessoas da caixa cênica, dos termos técnicos, dos equipamentos e do palco.

• 17/11 – 18h às 21 horas Produção de Musicais no Brasil e no Mundo, com Tânia Nardini e Clayton Marques com o objetivo de aproximar as pessoas do exercício criativo da organização para a produção de espetáculos teatrais.

• 26/11 – 14h às 21horas - O Intérprete nos Musicais, com Laila Garin, que vai promover um exercício coletivo com alguns exemplos práticos e dicas para um bom andamento dos trabalhos de criação de personagem e de manutenção da técnica vocal.

OFICINAS

• 24 a 27/10 – 15h às 20 horas - Oficina Jogos de Criar, com João Falcão – 2 turmas com capacidade de 30 pessoas cada turma.

• 08/11 – 14h às 21horas - Visagismo no Teatro Musical, com Uirandê Holanda – 1 turma para 40 pessoas.

• 09 e 10/11 – 15h às 19 horas - Figurino para Espetáculos Musicais, com Carol Lobato – 1 turma para 40 pessoas.

• 13 e 14/11 – 15h às 19 horas - Criação de Trilhas Sonoras e Plataformas Musicais, com Yacoce Simões – 1 turma para 50 pessoas.

• 20 e 21/11 - 15h às 19 horas - Áudio e Microfonista, com Andrea Zeni – 1 turma de 50 pessoas.

• 27 a 30/11 – 15h às 19 horas Preparação e Interpretação Vocal, com Angelo Rafael e Carlos Eduardo Santos – 2 turmas para 40 pessoas cada.

• 04 a 07/12 – 15 às 19 horas - Corpo e Coreografia, com Roberto Montenegro – 2 turmas para 40 pessoas cada.

#fabricademusicais #fgm #prefeituradesalvador #cultura #teatro #música #arte #teatromusical #salvador #coletivo4