Prefeitura Municipal de Salvador

FGM inaugura segundo Espaço Cultural Boca de Brasa e Biblioteca Nair Goulart no CEU de Valéria

FGM inaugura segundo Espaço Cultural Boca de Brasa e Biblioteca Nair Goulart no CEU de Valéria

 

A Prefeitura de Salvador inaugura, nesta quinta-feira (20), às 14h, o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU de Valéria. Trata-se de um equipamento concebido pelo governo federal, através do Ministério da Cultura – MINC, que congrega serviços, programas e projetos culturais, esportivos, recreativos e de lazer, além de ações direcionadas à inclusão digital, formação e qualificação profissional e de assistência social, visando contribuir para a ampliação da cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

O CEU terá um Espaço Cultural Boca de Brasa, um teatro com 125 lugares, a Biblioteca Nair Goulart, estes, sob responsabilidade da FGM, um telecentro, salas multiuso, além de áreas destinadas à prática esportiva e recreativa, como também um Centro de Referência de Assistência Social - CRAS para atendimento sócio-assistencial à população mais vulnerabilizada. 

 A gestão é de caráter tripartite, contando com a participação da sociedade civil, comunidade de Valéria e entorno, além do poder público, representado pela Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer - SEMTEL, em parceria com as Secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPS; Cultura e Turismo – SECULT, através da Fundação Gregório de Mattos – FGM; Educação – SMED; Saúde – SMS e Política para as Mulheres e Juventude - SPMJ. 

Para inauguração, a FGM montou uma programação especial em seus dois espaços:  na Biblioteca Nair Goulart, a partir das 14h, a atriz e museóloga Cássia Vale fará contação de histórias e brincadeiras para a criançada no “Cantinho da Criança”.

O espaço foi batizado com esse nome, a pedido da própria comunidade de Valéria, em homenagem a mineira de nascimento, Nair Maria de Jesus Goulart, que adotou Salvador e sua população mais vulnerabilizada, atuando em várias comunidades e realizando diversas ações para o fortalecimento de associações de moradores. Foi através da sua intervenção, que se consolidou da Associação de Moradores com o objetivo de melhorias para a comunidade da Lagoa da Paixão, além de ter contribuído para a implantação de mais uma linha de ônibus, bem como de iluminação e asfalto. Apoiou de forma significativa o projeto “Tatame na Rua”, de caráter esportivo e destinado a crianças e adolescentes, além de contribuir com a realização de atividades comemorativas, a exemplo dos Dias das Crianças, das Mães e dos Pais.

Já no Espaço Cultural Boca de Brasa, acontece a segunda edição do Festival Boca de Brasa – Origem e Conectividade, também a partir das 14h. O evento tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às produções das oficinas realizadas nessas comunidades, tanto no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 – primeiro construído pela Prefeitura Municipal de Salvador -, quanto através dos projetos contemplados pelo edital Espaços Culturais Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos, onde instituições culturais da cidade receberam financiamento por uma ano, adotando o nome de Espaço Cultural Boca de Brasa: Pracatum (Candeal);

Avançar - da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (Bairro da Paz) e JACA- Juventude Ativista de Cajazeiras (Cajazeiras).

Com direção-geral de Zeca de Abreu, o evento será uma grande espetáculo, formando um mosaico com os artistas, grupos e projetos do Subúrbio Ferroviário, Bairro da Paz, Cajazeiras e Candeal, de diversas linguagens como Teatro, Dança, Música, Poesia, Graffiti, Audiovisual, entre outras e conta com a participação especial de Margareth Menezes, que fará um show para o público presente, ao lado dos 250 artistas da comunidade e os alunos das oficinas dos quatro Espaços Culturais Boca de Brasa.

Os mestres de cerimônia do Festival Boca de Brasa – Origem e Conectividade serão o cantor e compositor Dão e a atriz e cantora Ana Mametto. A programação ainda conta com as participações da Orquestra de Xequerê, criada em 1992 pelo músico Sidney Argolo; de um cortejo percussivo dos alunos da Associação Pracatum, regido pelo professor e percussionista Jair Rezende; de grupos de capoeira, perna de pau, fanfarra, maracatu, poesia, Hip Hop, Reggae, Samba, além de exposição de grafitti e performances da oficina de beatmakers. 

Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, “entregar à comunidade de Salvador, o segundo Espaço Cultural Boca de Brasa e a Biblioteca Nair Goulart, significa que estamos trabalhando muito para levar aos quatro cantos da cidade o incentivo e promoção da arte, leitura, cultura e lazer que, em conjunto com os demais projetos do CEU de Valéria, de esporte, inclusão social e digital, formam a base fundamental para a formação do cidadão de bem.”