Fundação Gregório de Mattos promove II° Concurso de Cordel da Biblioteca Edgard Santos

Evento traz Sálua Chequer, Marlon Marcos, Antônio Barreto como jurados e o som de Xote dos Anjos, para animar ainda mais o público presente

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, promove o II° Concurso de Cordel da Biblioteca Edgard Santoscom o tema Península Itapagipana, dia 12/07, às 14h, na Biblioteca Edgard Santos – Ribeira.

Pelo segundo ano consecutivo, a Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, traz o Concurso visando, além do entretenimento, estimular o hábito da leitura desse estilo literário. A Biblioteca reúne um vasto acervo, composto por títulos como Antologia Baiana de Literatura de Cordel, de autoria da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado; Cordel, arte e poesia, de José Crispim Ramos e João Crispim Ramos; Cultura Popular Brasileira, Alceu M. Araújo; Autores de Cordel, Seleção de autores e estudos críticos por Marlyse Meyer; Casamento no cariri matuto em cordel, coletânea de textos do 2º festival de casamento matuto junino em cordel, de Helânio Brito – Preto; A ideologia do Cordel, Ivan Cavalcanti Proença; Literatura de Cordel - antologia, Banco do Nordeste do Brasil S.A, entre outros.

Durante os meses de abril e maio, os alunos das escolas situadas na Península Itapagipana se dedicaram, com apoio dos professores, à fase de pesquisa. Visitaram a Edgard para consultar as obras no local, bem como pesquisar mais a fundo sobre a região, a fim de produzirem os cordéis, que serão avaliados pelos jurados: Sálua Chequer, Marlon Marcos, Antônio Barreto.Evento gratuito e aberto ao público.

Caminhos da Leitura

Programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura, com circulação de livros, exposições, contação de histórias, saraus e encontros literários em escolas, bibliotecas e Praças nos bairros de Salvador.