Prefeitura Municipal de Salvador

Roda de Conversa sobre patrimônio cultural encerra edição 2019 comemorando os 142 anos de história da Escola de Belas Artes da Bahia e lança revista Patrimônio É… 2017

 

Roda de Conversa sobre patrimônio cultural encerra edição 2019 comemorando os 142 anos de história da Escola de Belas Artes da Bahia e lança revista Patrimônio É… 2017


Foto: Elsia Brotto

A Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), traz Escola de Belas Artes da Bahia- 142 anos de História como tema do último Patrimônio É... do ano, próxima terça-feira (17), às 18h, excepcionalmente, no Teatro Gregório de Mattos. Além da roda de conversa, na ocasião acontece o lançamento da revista Patrimônio É... Rodas de Conversa sobre Patrimônio Cultural de 2017.

 

 

Muito se pode contar dos 142 anos de história da Escola de Belas Artes da Bahia. Sua participação artística e cultural na comunidade baiana e nordestina sempre foi constante, expressiva e remonta à sua própria fundação, em 17 de dezembro de 1877, por Miguel Navarro Cañizares.

A EBA é a Segunda Escola Superior da Bahia e Segunda Escola de Arte do Brasil e por sua dedicação à assistência educacional da sociedade e o incentivo dado à vida cultural da Cidade do Salvador do final do século XIX, obteve reconhecimento de Utilidade Pública.

No plano intelectual, a produção da EBA tem sido relevante, destacando-se nas diversas pesquisas e teses já realizadas, com publicação de livros, artigos em jornais e revistas especializadas. O trabalho extensionista da Escola tem sido também notável através dos seus vários cursos livres, atividades com a comunidade externa e, principalmente, com as realizações das Feiras de Arte e exposições nos espaços internos da EBA - Galeria Cañizares e Galeria do Aluno.

A Escola de Belas Artes, que nasceu e viveu até os 90 anos no Solar Jonathas Abott no Centro Histórico, atualmente funciona no Campus Canela, Rua Araújo Pinho, 212, com quatro cursos de graduação: Bacharelado em Artes Plásticas/Visuais, Licenciatura em Desenho e Plástica, Design e o Curso Superior de decoração, um programa de pós-graduação em artes visuais com mestrado e doutorado, tendo também um curso de especialização em arte educação, todos compondo um saldo de mais de mil estudantes.

Para falar sobre o assunto, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC) conta com a participação de Nanci Santos Novais, graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1986), Mestrado em Artes pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Politécnica de Valencia-Espanha (2010). Professora Associado IV da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde é Diretora desde 2013-atual, Selma Fraga Costa, Professora de História da arte da Escola de Belas Artes da Universidade federal da Bahia e mestre em História Social pela FFCH-UFBA. Possui curso de Especialização em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa-Portugal, Curso de História do Mobiliário pela Fundação Ricardo do Espírito Santos Lisboa e José Dirson Argolo, graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1976), especialista em restauração de obras de arte e estágio prático em Florença - Itália, possui vários outros cursos, no Brasil, de especialização na área de restauração de bens culturais móveis e integrados, coordena um centro de restauro em Salvador é autor dos livros, "O Convento Franciscano de Cairu - Restauração de elementos artísticos", editado pela UNESCO/MONUMENTA/IPHAN, lançado em 2009, e "O Mosteiro de São Bento da Bahia", em que é um dos autores, lançado em 2011.

A mediação da roda de conversa fica a cargo de Luiz Alberto Ribeiro Freire, bacharel em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1990), licenciado em Letras Vernáculas com Francês pela Universidade Católica do Salvador (1983), Doutor em História da Arte pela Universidade do Porto, Portugal (2001), professor na Escola de Belas Artes da UFBA das disciplinas de História da Arte Ocidental e História da Arte Brasileira.

Logo após o bate-papo, acontece o lançamento da primeira edição da revista Patrimônio É… com transcrições de todas as edições dos encontros de 2017.

Parceria Unifacs

A GEPAC, vinculada à Diretoria de Patrimônio e Humanidades da FGM, firmou parceria com a UNIFACS - Universidade Salvador Laureate Internacional Universities, a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências didáticas e informações na área de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Extensão, dos cursos de Arquitetura, Jornalismo e Engenharia. Durante todo o ano de 2019 os alunos terão cadeiras garantidas em todas as edições do “Patrimônio é… 2019”.

Patrimônio É...

Projeto do Salvador Memória Viva, programa de atividades de proteção e estímulo à preservação dos bens materiais e imateriais do município, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, que aborda a questão do patrimônio cultural em diálogo com a história, memória, arquitetura, espaço público, educação, gestão e economia da cultura. Além de manter uma pauta fixa mensal para o tema, promove a educação patrimonial, colabora no direcionamento das ações dos institutos de tombamento e registro, bem como das instâncias de salvaguarda, e instrumentaliza a política municipal para atuar na valorização da memória histórica da cidade. Ao todo, serão oito encontros em 2019 e a edição especial de dezembro.

Salvador Memória Viva

O Programa Salvador Memória Viva, da Gerência de Patrimônio Cultural da FGM, objetiva promover ações voltadas à preservação do patrimônio cultural da nossa cidade, prevendo a recuperação de monumentos públicos, reforma dos equipamentos culturais administrados pela Fundação, além da aplicação de políticas de proteção legal a bens materiais e imateriais e atividades de educação patrimonial. O programa pretende ampliar o entendimento do cidadão, acerca dos valores que conformam sua identidade, tornando-o um parceiro no processo de salvaguarda de elementos de referência da paisagem cultural e da memória local.

 

SERVIÇO

O quê: Patrimônio É… roda de conversa sobre patrimônio cultural com tema Escola de Belas Artes da Bahia- 142 anos de História e lançamento da revista Patrimônio É... Rodas de Conversa sobre Patrimônio Cultural de 2017

Quando: 17/12, às 18h

Onde: ESSA EDIÇÃO ACONTECERÁ, EXCEPCIONALMENTE, NO TEATRO GREGÓRIO DE MATTOS

GRATUITO